Já pensou em juntar um bom dinheiro e jogar no lixo? Então, é isso que acontece com milhares de pessoas que entram em esquemas de pirâmide financeira. Evite as pirâmides e procure bons investimentos.

Na nossa série para tornar o consumo mais consciente, temos um novo inimigo para enfrentar, as pirâmides financeiras, aqui vamos ensinar alguns passos para você evitar cair no golpe.

O que é uma pirâmide financeira?

“Pirâmide financeira” ou “esquema de pirâmide” são os principais termos utilizados na caracterização de um negócio que se sustenta a partir do recrutamento progressivo e investimento de mais pessoas para o grupo.

Desta forma, aqueles que entram na rede “investem” uma determinada quantia, com promessa de percentual de lucros diários, e ganha dinheiro quando traz mais pessoas para o negócio.

Ocorre que ao ver o seu “investimento” aumentando em pouco tempo (dado o recrutamento de novos membros e anúncios realizados pelo “esquema”), a pessoa acredita que deve investir ainda mais e chamar mais pessoas para o negócio.

Contudo, a decadência do esquema, se dá quando diminui ou cessa a entrada de novas pessoas. Isso por que aqueles que estão inseridos decidem retirar o dinheiro pago, e começam a perceber que não dinheiro para todos. Logo quem retirou o dinheiro antes se “dá bem”, enquanto quem esperou para retirar após a queda, na maioria das vezes fica sem receber.

É ou não é crime?

O esquema de pirâmide financeira é punido no Brasil, como crime contra a economia popular, previsto na lei nº 1.521/51. Ocorre que diferentemente do que ocorre em vários países do mundo, no Brasil, não há uma punição específica para pirâmides.

A inexistência de um tipo específico, faz com as sanções ocorram em patamares irrisórios: detenção, de 6 meses a 2 anos, e multa. Há uma iniciativa por parte da Suno Research de propor uma lei por iniciativa popular, se quiser apoiar clique aqui, com um crime específico.

São exemplos de esquemas de pirâmides financeiras: Avestruz Master, TelexFree, UnickForex, BBOM, e outras.

É pirâmide ou não?

O primeiro passo é identificar se é ou não uma pirâmide, mas como você pode fazer isso? Desconfie de ganhos surreais e constantes. Os principais atrativos utilizados pelos criadores de pirâmides são: um senso de ganho imediato, possibilidades de ganhos rápidos através da internet, e principalmente a promessa do “dinheiro fácil”.

Aqui vão alguns pontos que você deve observar:

  • Maior relevância do recrutamento e comissões em relação à venda dos produtos.
    Geralmente os “investidores” ora não conhecem o produto, ora conhecem pouco sobre o que estão ofertando. O foco está em anunciar o negócio e recrutar novas pessoas para investir com eles para, assim, poderem auferir lucro.
  • Existência de promessas de ganho financeiro rápido e fácil;
    Essa é a principal característica dos esquemas de pirâmide. Ocorrem promessas de lucro de “10% ao dia”, “100% em um mês”, “retorno garantido”, e outras, são formas de atrair as pessoas que desejam lucro fácil e rápido, sem muito esforço. Se parece fácil, provavelmente tem algo errado.
  • Alto apelo pelo recrutamento de novos integrantes para o negócio;
    Todo esquema de pirâmide usa do recrutamento/bonificação como modelo de negócio, mas nem todo negócio que usa do recrutamento/bonificação é pirâmide. Isso por que as outras características devem ser observadas juntas.
  • Ausência de clareza em informações básicas da empresa, dos proprietários e sobre como ocorrem os comissionamentos;
    Os recrutadores, geralmente não fazem parte da cúpula que controla o esquema, logo eles não sabem exatamente qual é a atuação da empresa, nem que são os proprietários e suas origens.
    Assim, geralmente a apresentação se limita em a) possibilidades de ganhos; b) poucas horas de dedicação e ganhos altíssimos; c) pouca ou nenhuma informação sobre o produto a ser comercializado; e por fim d) a necessidade de novos recrutamentos.
  • Grande exibição de membros da pirâmide de padrões de vida de luxo;
    Enfim, além de todas as características acima, é interessante observar os membros mais antigos, geralmente apontados pelos recrutadores. Muito provavelmente as redes sociais, serão bastante luxuosas, com viagens, carros importados, celulares de última geração, mas pouco ou nenhum conteúdo que justifique os luxos.

Pirâmide Financeira x Judiciário

Aqui a batalha é complicada, pois aqueles que estão criando a pirâmide, estudam casos anteriores e aprende com os erros dos anteriores, criando sistemas cada vez mais robustos para não serem pegos.

Então, não adianta o judiciário possuir diversos sistemas, que possam rastrear dinheiro, bens e etc, porque quando da descoberta do esquema, os seus criadores, já terão criado formas para que não sejam encontrados valores e bens.

Então, muitas das vezes, você pode até ganhar o processo, mas não consegue reaver o montante “investido”, pois quem deveria estar com ele, já realizou uma série de operações para ocultar o dinheiro.

Desta forma, o melhor caminho é não entrar e evitar futuros problemas e até mesmo demandas judiciais, pois o judiciário não consegue fazer o rastreio total de bens e valores.

Concluindo

Pois bem, agora, você agora já está ciente de como identificar pirâmides, não caia mais nesses esquemas, nem permita que familiares caiam. Aliás, já salva esse texto em algum lugar que você não vai esquecer e havendo novas informações, estaremos atualizando aqui.