Na série de artigos que o Chaves & Amaral, está lançando na tentativa de realizar uma educação do consumidor quanto a seus direitos, não poderíamos deixar de falar de fraudes e golpes.
Diversas são as possibilidades para se cair em fraudes ou em golpes, mas você pode evitar e até mesmo tomar as devidas providências para que não haja qualquer prejuízo.
Fraudes e Golpes com telefones
Você já deve ter recebido uma mensagem assim:
O primeiro impulso é clicar no link, mas observe antes algumas informações, você possui conta nesse banco? Você utiliza o serviço informado? Porque o banco não utiliza o link do site dele? Por fim, porque a mensagem possui erros ortográficos?
Ao receber mensagens que supostamente sejam do seu banco, lembre-se de primeiro verificar se possui conta naquele banco. Superada a existência da conta, tente recordar qual foi a sua última solicitação ao banco. Isso porque, se chegar um pedido de atualização de serviços sem seu pedido, basta ignorar ou ir à sua agência.
Mas e se for uma ligação?
Preste bastante atenção nas ligações, os bancos geralmente não ligam para informar sobre golpes, furtos, transferências indevidas ou invasão de contas. Assim, se você receber uma dessa ligações, mantenha a calma e leia as mensagens antes de passar qualquer código para alguém por telefone.
Isso porque bancos e aplicativos, geralmente informam que não se deve compartilhar esses códigos, principalmente por telefone. As pessoas que cometem esses golpes, geralmente trabalha a base do medo, deixando a pessoa que recebe a ligação em estado de alerta. Primeiro de tudo é manter se calmo, daí você pode colocar seu celular no viva voz e entrar no aplicativo que estão alegando ter o problema.
Mas e se for uma mensagem de WhatsApp de alguém conhecido?
Primeiramente observe o número, é o mesmo número que você costuma falar com a pessoa? Se sim, então realize uma ligação para a pessoa e pergunte se ela enviou a mensagem. Caso a pessoa informe que não enviou a mensagem, diga que é possível que o telefone tenha sido clonado.
Acontece frequentemente de pessoas públicas terem seus números em redes sociais, isso faz com que seja possível replicar as informações e até mesmo a foto. Então, nesses casos, eles usaram um outro número e alegarão ser a pessoa. Novamente o melhor caminho é, realizar uma ligação para pessoa e perguntar se ela enviou a mensagem.
Hoje nossos dados estão cada vez mais expostos, o que facilita esse tipo de golpe, mas se manter a calma e tentar ligar para a pessoa, seja de outro aparelho ou até mesmo do que você está falando, você poderá evitar golpes.
Como se precaver de fraudes e golpes no WhatsApp?
Esse tipo de golpe, funciona realizando a clonagem de contas do WhatsApp pessoal, sendo o mais comum dos golpes praticados por cibercriminosos.
O fraudador finge ser um funcionário de alguma empresa conhecida, tipo um banco, operadora de celular, prestando atendimento por perfis falsos em redes sociais, mensagem ou ligação.
O objetivo do fraudador é que se informe o código de verificação enviado ao seu celular.
Na posse desse código, o golpista passa a controlar sua conta e pedir dinheiro aos seus contatos fingindo ser você.
Como evitar que meu WhatsApp seja clonado?
Ative a autenticação em 2 etapas no WhatsApp
- Acesse o WhatsApp e vá até “Ajustes”
- Depois, toque em “Conta”
- Toque em “Verificação em duas etapas” e siga os passos
Assim, mesmo que alguém tenha acesso ao código de verificação, precisará informar sua senha.
Importante: Se alguém pedir dinheiro para você por WhatsApp, desconfie. Faça uma ligação por voz ou vídeo para confirmar a identidade da pessoa.
Fraudes e Golpes com seus dados
A maioria das pessoas não se preocupam com seus dados e acabam colocando nome completo, RG, CPF e outros dados considerados sensíveis à disposição de diversos Aplicativos e sites. Aplicativos e sites. Inclusive brincadeiras perigosas, envolvendo dados de Pix, estavam sendo realizadas no início de 2021.
O problema maior é que uma vez na internet, os seus dados podem ser utilizados para resolver seus problemas ou para criar eles. Imagina que seu CPF seja facilmente encontrado no Google e os demais dados também, qualquer pessoa poderia abrir uma conta em seu nome.
Então, é importante que só coloque os dados em sites e aplicativos conhecidos, mas como saber se são seguros?
Se for um site, verifique se ele é o site da empresa que você quer realizar a compra igual ensinamos nesse artigo. Caso seja de um banco, confira a existência daquele banco e se está registrado no Banco Central e/ ou na CVM.
Sofreu uma fraude ou um golpe, o que faço agora?
Se você percebeu imediatamente após ocorrer o golpe, já realiza a ligação para o banco ou instituição que ocorreu o golpe e tenta barrar a continuidade.
Caso não seja possível, registre assim que possível o B.O., pois será um documento para garantir que não haja responsabilização por eventual problema.
Esses são os principais cuidados hoje, como podem ocorrer mudanças, podemos aumentar essa lista futuramente para dar espaço a novas informações.
É importante lembrar que a solução dos problemas diretamente com as empresas ou fornecedores de serviços é o ideal, pois a relação de consumo deve-se pautar sobre a confiança. Assim, ao utilizar essas informações, busca-se primeiramente resolver o problema de forma administrativa.
Fonte da Imagem: Pixabay
No Comments Yet